A Perícia Contábil e sua importância sob o olhar dos magistrados.

Em uma disputa judicial, na qual duas ou mais partes têm o anseio de provar que estão com a razão, muitas provas e documentos são apresentados no intuito de corroborar suas versões. Principalmente em situações que contém litígios que envolvam questões contábeis, averiguar e atestar provas se faz extremamente necessário.

Nesse ponto, a Perícia Contábil é a ferramenta certeira, por sua idoneidade, rigor nos fatos estudados e conhecimento que abrange meios para constatar quaisquer matérias colocadas à prova.

Por meio de procedimentos técnicos e científicos que visam mostrar autenticidade dos fatos estudados, o perito contador tem o seu trabalho dividido entre perícia judicial, extrajudicial e arbitral.

Em todos os tipos de atuação, o trabalho do perito é muito importante para fornecer informações ao julgador da questão, e como estamos falando da importância da Perícia Contábil para os magistrados, vamos focar na atuação em esfera judicial.

Para o convencimento do magistrado sobre uma determinada causa e consequente promulgação da sentença, o juiz pode necessitar do trabalho de um perito. O trabalho pericial é apresentado nos autos na forma do laudo pericial e do parecer técnico contábil, nesse caso, documento elaborado pelos Peritos Assistentes.

laudo é formado e escrito pelo perito nomeado e contém suas análises perante os documentos anexos ao processo ou angariados durante o desenvolvimento da prova pericial, critérios adotados, os resultados fundamentados e as suas conclusões. Tudo de forma clara e objetiva e respeitando os critérios técnicos da profissão.

parecer técnico é de confecção do perito contador assistente, apresentado em função do laudo pericial emitido pelo perito judicial.  Nele deve estar uma opinião fundamentada sobre o laudo. Em ambos os documentos, não pode haver margem para dúvidas, os fatos, os dados, provas e documentos analisados tem que trazer uma luz única para as questões contidas no processo.

É o laudo pericial contábil que dá ao juiz em ação as ferramentas necessárias para julgamento do mérito, por isso, sua realização, a qualidade e o respeito às regras da profissão, faz com que o perito tenha um papel de destaque na atuação dos magistrados.

A atuação do perito contador dentro da perícia contábil é muito abrangente, e dentro de um processo judicial seu trabalho pode ser o diferencial para o julgamento. Caso necessite de um suporte em um trabalho de perícia contábil, fale com os especialistas da Ribas Secco Escritório de Perícias, podemos te ajudar!

Sobre Alessandra Ribas Secco

Sócia fundadora da Ribas Secco Escritório de Perícias
Contadora, Administradora de Empresas, com mais de 15 anos de experiência profissional na área da Perícia Contábil e Financeira, atuando como Perita e Assistente Técnica no âmbito arbitral e judicial. Mestra em Ciências Contábeis e docente do curso de Pós-Graduação em Perícia Contábil na Fecap/SP.

Ver todos os Posts
Post anterior
Qual a diferença entre Perícia Contábil Judicial e Extrajudicial?
Próximo post
O que é Avaliação de acervos patrimoniais da empresa?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

2 + 4 =