4 erros que empreendedores não podem cometer na hora de pedir empréstimo

Muitos empresários identificam a necessidade de injetar recursos financeiros em seus negócios, em diferentes fases. Seja para expandir ou para manter o funcionamento, os empréstimos são a opção mais popular para melhorar o capital de giro.

Mas não são todos os empresários que sabem planejar e organizar a casa para identificar a viabilidade e a aplicação do dinheiro advindo dos empréstimos. Você sabe? Continue lendo esse artigo e conheça 4 erros que você não deve cometer na hora de pedir um empréstimo!

Quando pedir empréstimo?

Ao contrário do que muitos pensam, os empréstimos podem ser uma solução viável para investir no crescimento da empresa e não só para tirar o negócio do aperto.

Para ter acesso aos recursos disponíveis, além de conhecer profundamente o seu negócio e as necessidades de sua empresa, é preciso ser organizado e planejar detalhadamente os passos e ações para alcançar os objetivos.

Isso inclui a pesquisa por produtos e meios de empréstimos que caibam no dia a dia da empresa, além da escolha de uma instituição financeira séria e que não tenha práticas abusivas.

4 principais erros que os empreendedores cometem na hora de pedir empréstimo:

  1. Falta de planejamento: antes de pedir um empréstimo, é preciso saber exatamente onde o recurso será aplicado, qual a projeção de retorno e pagamento da dívida. Para isso, um bom planejamento financeiro, com métricas para controle interno, é fundamental;
  2. Desorganização: os bancos exigem muitos documentos e comprovações. A falta de organização desses documentos pode atrasar os processos e dificultar o acesso aos recursos;
  3. Não pesquisar: é essencial pesquisar as diversas formas e taxas praticadas por bancos, financeiras e fintechs, para que o empréstimo não se torne um problema para o seu negócio;
  4. Mentira ou omissão de informações: as instituições financeiras têm fácil acesso à informações e, caso o empresário não tenha sido sincero e transparente durante a negociação, podem cancelar a operação.

Pense bem e avalie todo o cenário antes de pedir um empréstimo. Lembre-se que, mesmo quando se trata de um investimento no crescimento da empresa, uma dívida será contraída.

A equipe Ribas Secco é composta por profissionais da área contábil e financeira que atuam pautados na ética, transparência e responsabilidade. Conte conosco para avaliar riscos e oportunidades para o seu negócio!

Sobre Alessandra Ribas Secco

Sócia fundadora da Ribas Secco Escritório de Perícias
Contadora, Administradora de Empresas, com mais de 15 anos de experiência profissional na área da Perícia Contábil e Financeira, atuando como Perita e Assistente Técnica no âmbito arbitral e judicial. Mestra em Ciências Contábeis e docente do curso de Pós-Graduação em Perícia Contábil na Fecap/SP.

Ver todos os Posts
Post anterior
Glossário Compliance – conheça alguns termos muito utilizados
Próximo post
Mediação, Conciliação e Arbitragem – Entenda cada uma

2 Comentários. Deixe novo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

16 − catorze =