Por que devo fazer a avaliação da minha empresa?

Quando temos um imóvel, um carro ou objetos de alto valor agregado, como joias e obras de arte, é natural  que tenhamos uma avaliação do bem, uma estimativa do mercado ou mesmo uma noção do valor daquele item.

No mercado corporativo, especialmente as PMEs,  é comum as empresas não terem avaliações do seu valor real. É quase consenso que este tipo de análise  só deve ser feita em momentos de vendas de ações, incorporações e entrada e saída de sócios.

Não é bem assim. Confira algumas situações em que é importante ter uma avaliação da empresa em mãos.

1. Receber aportes de investimentos

Nenhum investidor irá aportar dinheiro na sua empresa sem ter a avaliação que considera a real condição de mercado para facilitar os cálculos de proporcionalidade e retorno do valor investido.

2. Qualificar a Gestão

Com a avaliação periódica do negócio, é possível identificar valorização ou decréscimo de valor, o que ajuda a qualificar a gestão da empresa, identificar falhas ou acertos e mostrar aos sócios e funcionários de alta gerência, caso os tenha, como está a administração da empresa.

3. Entrada de Sócios

Se a venda total da empresa não faz parte dos seus planos para o futuro, a entrada de sócios pode ser importante e, mesmo assim, a avaliação é indispensável, já que assim será possível calcular a participação de cada sócio com a parte adquirida do todo.

4. Venda de Ações

Quando se abre o capital e as ações na bolsa de valores, é preciso saber quanto vale a empresa no todo e cada parte, para poder precificar cada ação no mercado. E o mesmo pode ser entendido para casos onde ao invés de ações, possamos tratar de participações (quotas) societárias.

5. Metas de Crescimento

O que todo gestor deseja em sua administração é o crescimento de sua empresa. A avaliação ajuda a definir metas realistas e a comparar a realidade de mercado com o potencial de crescimento interno.

Três importantes considerações que uma avaliação também poderá lhe ajudar:

  • O melhor momento de (vender) sair do negócio, caso você tenha isso em mente
  • O valor mínimo que você julga indispensável, caso queira investir em outro negócio
  • Cenários que poderão surgir e trazer mais ou menos valor para o seu negócio

Independente da necessidade, a avaliação da sua empresa pode determinar o sucesso do futuro escolhido para o negócio e ser preponderante nas suas finanças ou da corporação.

Uma questão que não pode deixar de lado: tenha profissionais especializados em contabilidade, administração e economia para realizar este trabalho.

Caso não tenha esses especialistas internamente, fale com a nossa equipe, na Ribas Secco temos a expertise necessária para qualquer tipo de avaliação.

Sobre Luis Fernando Freitas

Sócio da Ribas Secco com foco na Avaliação de Empresas
 
Tem mais de 23 anos de experiência empreendedora na criação e desenvolvimento de negócios e atua também na prática de treinamentos corporativos técnicos e comportamentais para empresários e empresas de diversos setores da economia brasileira.

Ver todos os Posts
Post anterior
4 motivos para você realizar o fechamento mensal da sua empresa
Próximo post
Quais indicadores financeiros precisam conter em uma análise do DRE?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

três × dois =