10 Domínios para a realização de uma análise econômica com qualidade

Peritos ou Analistas que necessitem realizar uma boa análise econômica, incluindo neste tipo de análise os conhecidos Valuations, precisam apresentar domínio de algumas técnicas e conhecimentos, além de certas habilidades.

Neste texto, destaco 10 importantes domínios, sendo os 5 primeiros voltados para o conhecimento técnico e os outros 5 voltados a qualidade técnica necessária para a realização de uma boa análise. Veja:

  1. Matemática Financeira
    A Matemática Financeira é item obrigatório de domínio, afinal,será preciso se trabalhar um principal conceito: “o valor do dinheiro ao longo do tempo”. E será por meio da adequada aplicação desta ciência que a análise apresentará um resultado consistente.
  2. Contabilidade
    O profissional precisará ter conhecimento e perfeito entendimento dos demonstrativos contábeis e das principais normas contábeis para não assumir premissas incompatíveis com a realidade.
  3. Legislação Fiscal e Tributária
    Conhecer contabilidade também auxilia na visão e conhecimento dos impactos fiscais e tributários, no entanto, é preciso um conhecimento mais profundo das taxas, tarifas, contribuições e impostos incidentes em cada tipo e segmento de negócio, pois eles impactarão diretamente na visão econômica.
  4. Cenário Macroeconômico
    Análises econômicas avaliam um horizonte de tempo, e por isso, conhecer os principais indicadores econômicos e ser capaz de estabelecer um cenário futuro adequado é fundamental para um bom trabalho.
  5. Excel
    Embora já existam ferramentas e templates prontos que auxiliam diversas análises, sempre haverá as mais detalhadas e complexas análises a serem realizadas, ou aquelas que requerem uma visão mais profunda ou flexível. Em situações assim, é fundamental que os Peritos ou Analistas, sejam capazes de se utilizar adequadamente de uma planilha eletrônica de cálculo para realizarseu trabalho.A experiência do profissional e conhecimento da empresa e do segmento de atuação, faz diferença nas análises, e os próximos 5 domínios se relacionam diretamente a esta característica.
  6. Investimentos
    A necessidade de realização de novos investimentos, seja pela evolução tecnológica ou pela obsolescência dos ativos atuais, necessitarão ser analisados com atenção e adequadamente dimensionados.
  7. Contratos
    Alguns tipos e segmentos de negócios possuem contratos de longa duração e, a análise detalhada desta carteira de contratos bem como a expectativa de novos contratos, farão grande diferença se não forem adequadamente analisados e considerados.
  8. Produtos
    Observa-se nos últimos anos o surgimento de diversas novas necessidades que provocaram o surgimento de diversos novos produtos e serviços. É possível que a empresa analisada tenha em mente o lançamento de novos produtos (ou serviços) e até a saída do mercado em outros que não se apresentam mais atrativos perante a estratégia da empresa. Explorar este item é muito importante e às vezes negligenciado pelos profissionais.
  9. Despesas e Resultados Futuros
    Os itens anteriores impactam nos resultados futuros projetados, assim como a possibilidade de novas despesas não incorridas no passado, requer análise e possivelmente que sejam dimensionadas. Os resultados futuros envolvem as receitas, despesas e investimentos, mas é preciso critério nas projeções pois, diversos fatores podem impedir simplesmente que sejam baseadas nos resultados passados.
  10. Perpetuidade
    Cada vez mais é difícil projetar resultados futuros, principalmente em prazos superiores a 5 anos (a depender do segmento e características do negócio) e essa dificuldade muitas vezes é “eliminada” com a adoção da perpetuidade, o que pode ser questionável e inadequado.


Concluindo, é preciso reforçar que cada negócio e cada empresa precisa ser analisada e identificada suas principais características, mapeados os fatores que impactam o resultado e geração de caixa, e os motivos que eventualmente possam demonstrar e justificar o histórico de resultados cíclicos (se for o caso), o que demandará habilidade do profissional na realização de seu trabalho.

Sobre Luis Fernando Freitas

Sócio da Ribas Secco com foco na Avaliação de Empresas
 
Tem mais de 23 anos de experiência empreendedora na criação e desenvolvimento de negócios e atua também na prática de treinamentos corporativos técnicos e comportamentais para empresários e empresas de diversos setores da economia brasileira.

Ver todos os Posts
Post anterior
10 eventos que movimentaram setembro
Próximo post
10 etapas para elaboração do Balanço de Determinação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

dezoito − cinco =