Em um mundo cada vez mais dominado pela tecnologia, a Perícia Contábil enfrenta um novo momento que traz desafios.
A incorporação da inteligência artificial (IA) promete transformar a maneira como analisamos dados financeiros e contábeis. Isso traz um conjunto de desafios e considerações que não devem ser deixados de lado.
Tradicionalmente, a perícia contábil realiza análises detalhadas e precisas de dados financeiros e contábeis. Este trabalho visa auxiliar e suportar disputas legais, investigar possíveis fraudes e trazer clareza para questões em discussão.
E dá para imaginar que, com a inteligência artificial, a capacidade de processar um grande volume de dados e informações poderá ser mais rápida e trazer mais precisão.
Mas é preciso cautela, pois as coisas não acontecem sozinhas, é necessário saber (e aprender) a como fazer isso, pois a IA não fará nada sozinha se não receber o comando correto e adequado.
3 possíveis vantagens da IA na perícia contábil
- Velocidade e eficiência: será possível a análise de dados a uma velocidade superior aos dias atuais e, tarefas que demandam muito tempo, talvez possam ser realizadas em poucas horas;
- Precisão: o uso adequado da inteligência artificial pode facilmente identificar padrões e eventuais anomalias com mais precisão. Isso tende a ajudar a detectar casos de fraudes ou erros que talvez passem despercebidos;
- Análise preditiva: com a utilização de conjuntos de dados históricos, a IA pode prever tendências e comportamentos futuros, auxiliando nas investigações.
3 pontos de atenção e cuidados na perícia contábil
Apesar de aparentemente trazer vantagens, o uso da IA na Perícia Contábil não está livre de desafios e de possíveis erros. Veja 3 pontos de atenção:
- Confiabilidade: considere que a inteligência artificial pode ser tão boa quanto os dados que fornecemos. Se os dados e informações estiverem incorretos ou incompletos, os resultados esperados podem ser distorcidos;
- Transparência: ao considerar resultados gerados pela inteligência artificial, o perito deve ser capaz de validar e explicar aquele resultado, sob pena de invalidar completamente aquela análise ou trabalho;
- Aspectos éticos e legais: esse item é crucial, pois é preciso manter privacidade dos dados e respeitada as leis de proteção de dados, como a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).
Implementação prática da IA na perícia contábil
A prática leva a resultados cada vez melhores, por isso, introduza o uso da inteligência artificial no seu dia a dia, em tarefas que não necessariamente estejam associadas as questões profissionais. Para isso, considere:
- Escolher a ferramenta adequada: Por mais que se fale muito em ChatGPT, há diversas outras ferramentas disponíveis, e algumas podem oferecer resultados mais interessantes. Assim, é preciso conhecer e ficar atento as ferramentas que surgem todos os dias;
- Treinar e aprender continuamente: é possível aprender sozinho, mas é provável que os melhores resultados virão à medida que se possa aprender “atalhos” por meio de treinamentos com os Experts;
- Parcerias: assim como em qualquer negócio, elas podem fazer muita diferença, é preciso explorar novas parcerias em inteligência artificial;
- Validação: é preciso realizar testes ao invés de apenas confiar completamente na inteligência artificial. Se não conseguir realizar testes, melhor desconsiderar o resultado que foi apresentado.
Essas são algumas dicas que podem te auxiliar a evoluir no tema e se preparar para um uso mais profissional.
Por fim, as possibilidades de uso de ferramentas de inteligência artificial na Perícia Contábil representam novas oportunidades. Tanto em relação a eficiência, precisão e a capacidade de previsibilidade.
No entanto, é fundamental ter uma abordagem crítica dentro deste novo cenário, estar consciente dos desafios éticos e técnicos, e jamais deixar de lado formações e atualizações do ponto de vista técnico profissional.
Luis Fernando P. Freitas
Diretor de Finanças, Marketing e Inovação
- Eficiência Operacional na Perícia Contábil: O Papel Fundamental do Desenvolvimento Humano - 21 de agosto de 2024
- Inteligência Artificial na Perícia Contábil: inovação e cautela - 24 de abril de 2024
- As Competições Acadêmicas e os Hackathons - 26 de outubro de 2023
- A evolução da Perícia Contábil: O que mudou e o que o futuro nos espera - 26 de julho de 2023
- O QUE ESPERAR DO FUTURO DA PERÍCIA CONTÁBIL, ECONÔMICA E FINANCEIRA? - 26 de abril de 2023
- PREVENÇÃO DE FRAUDES - 27 de fevereiro de 2023
- Transformação e inovação no trabalho pericial - 31 de janeiro de 2023
- 10 Domínios para a realização de uma análise econômica com qualidade - 26 de outubro de 2022
- 10 Etapas para estruturar e realizar um bom trabalho de Valuation - 29 de agosto de 2022
- 10 motivos para comemorar - 30 de maio de 2022