Escute o artigo caso não possa ler, abaixo:
Vimos nos últimos anos diversas movimentações de compra e venda de empresas, e naturalmente podemos nos questionar se as empresas são vendidas ou se são compradas.
Neste artigo, vou focar em alguns pontos de atenção para um empreendedor evitar ser “obrigado” a vender o seu negócio:
1 – Cuide do caixa da empresa
Algumas empresas são vendidas por causa de insuficiências financeiras, em outras palavras, falta de dinheiro em caixa.
Esta situação ocorre muitas vezes em crises econômicas, mudanças repentinas nos mercados que levam a redução das vendas, mas erros de gestão também são comuns e, principalmente, o aumento descontrolado da inadimplência.
Repare que algumas vezes são causas externas e outras vezes causas internas, que provocam a falta de caixa e nos mostram a importância da gestão, de analisar os resultados, o fluxo de caixa, entre outros itens, para assim, poder reagir e se evitar a necessidade de venda da empresa.
2 – Invista no seu parque industrial
Algumas empresas são vendidas por possuírem um parque industrial obsoleto.
Empresas industriais precisam de investimentos e reinvestimentos continuamente, ainda mais nos dias de hoje, independente dos produtos que fabricam, pois muitas vezes, muito mais do que a tecnologia para se fabricar, a otimização e redução de custos de produção é o que faz grande diferença.
Se uma empresa também começar a ter falta de caixa, terá dificuldades operacionais e seu parque industrial ficará obsoleto e necessitará de um montante de investimentos para manter o negócio rentável e lucrativo, levando a venda ou mesmo ao fechamento da empresa.
3 – Avalie seus produtos e a demanda por eles
Produtos ultrapassados ou de demanda em declínio podem trazer dificuldades para as empresas.
Em situações como essa, outras empresas podem se interessar não exatamente pela empresa com os produtos atuais, mas pelo parque industrial dela, percebendo sinergias e vendo oportunidades.
Se o “produto” de uma empresa fica ultrapassado é preciso, ou reinventá-lo, ou como dizem no mundo das startups, “pivotar” (que significa de forma simplista, mudar o rumo dos negócios), escolhendo um novo produto ou até mudando de mercado, sob pena de ver o negócio declinar e, com sorte, ser vendido para outras empresas.
4 – Invista em tecnologia e gestão
Empresas que não investem em tecnologia e gestão, também podem ser obrigadas a serem vendidas.
A tecnologia é fundamental não só para indústrias, mas também para os prestadores de serviço.
Uma empresa ultrapassada, que não se utiliza de forma inteligente dos recursos que possui e dos recursos que o mercado oferece, dificilmente será competitiva.
Não investir em tecnologia pode ser um erro grave de gestão e a tendência pode ser o declínio do negócio, aumento de concorrência, perda de produtividade e consequente necessidade de venda da empresa.
Conclusão
Sempre poderá existir interesse de empresas e investidores comprarem outros negócios, motivo pelo qual, se por um lado pode parecer que a empresa se tornou um mal negócio, ao mesmo tempo poderá ser vista por outros interessados como grandes oportunidades.
Um cenário indesejável é ser “obrigado” a vender o negócio, muitas vezes a preços reduzidos, caso ocorra algumas das situações destacadas neste texto. No entanto, mesmo que isso ocorra, fica a pergunta: você sabe quanto vale o seu negócio? Nós da Ribas Secco podemos lhe ajudar nesta resposta.
Nos próximos artigos, vou trazer mais alguns motivos que levam empresas a serem vendidas, mesmo que sejam bons negócios.
Até lá!
- Fortalecendo a Mediação e Arbitragem no Brasil - 27 de novembro de 2024
- Eficiência Operacional na Perícia Contábil: O Papel Fundamental do Desenvolvimento Humano - 21 de agosto de 2024
- Inteligência Artificial na Perícia Contábil: inovação e cautela - 24 de abril de 2024
- As Competições Acadêmicas e os Hackathons - 26 de outubro de 2023
- A evolução da Perícia Contábil: O que mudou e o que o futuro nos espera - 26 de julho de 2023
- O QUE ESPERAR DO FUTURO DA PERÍCIA CONTÁBIL, ECONÔMICA E FINANCEIRA? - 26 de abril de 2023
- PREVENÇÃO DE FRAUDES - 27 de fevereiro de 2023
- Transformação e inovação no trabalho pericial - 31 de janeiro de 2023
- 10 Domínios para a realização de uma análise econômica com qualidade - 26 de outubro de 2022
- 10 Etapas para estruturar e realizar um bom trabalho de Valuation - 29 de agosto de 2022