3º Congresso sobre Arbitragem da AMCHAM

O 3º Congresso sobre Arbitragem da Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos (AMCHAM) ocorreu neste último dia 27 de Maio. Cinco painéis ao longo do dia abrilhantaram o evento que teve como pano de fundo o tema “Os pilares da confiança” Confira abaixo um resumo sobre o evento!

O primeiro painel buscou apresentar uma visão crítica do ponto de vista dos jurídicos internos das empresas. Comandados pelo representante da Leste Finance Litigation, o painel mostrou como as advogadas de empresas como a Vale e Carrefour vêem as relações com os escritórios contratados, escolha de árbitros e custos. A subprocuradora geral do Estado, Dra. Eugênia, trouxe a visão do setor público.

O segundo painel tratou da produção das provas periciais nas arbitragens. O moderador, Dr. Ricardo Aprigliano, proporcionou uma discussão interessante desde a modalidade da prova (prova produzida por peritos indicados pelas partes ou por perito indicado pelo Tribunal), dinâmica dos trabalhos do peritos (envolvimento dos assistentes técnicos, aplicação de ferramentas), destacando a questão da independência e imparcialidade dos profissionais técnicos (conflitos técnicos, comerciais, impedimentos legais), a importância das audiências (tema abordado pela sócia do escritório de perícias Ribas Secco, Alessandra Ribas Secco) até o polêmico tema custos e tempo das perícias arbitrais.

Na parte da tarde, os painéis destacaram a presença de ilustres figuras nacionais da arbitragem como o professor Carlos Alberto Carmona, no terceiro painel, com o tema Transparência na Arbitragem. Marcelo Roberto Ferro, no quarto painel junto com a professora Paula Forgioni, destacou a questão da colaboração como um pilar da confiança que pode reduzir os custos das transações, tópico há tempos abordados pela Economia.

O Congresso fechou o dia com chave de ouro ao proporcionar aos participantes uma interessante visão da confiança na arbitragem pelo árbitro e professor Julian D. M. Lew, diretor da School of International Arbitration da Universidade Queen Mary, Londres.

Parabéns à AMCHAM por trazer um debate aberto e franco sobre a arbitragem e compartilhar entre seus participantes vivências e experiências ímpares.

Sobre Alessandra Ribas Secco

Sócia fundadora da Ribas Secco Escritório de Perícias
Contadora, Administradora de Empresas, com mais de 15 anos de experiência profissional na área da Perícia Contábil e Financeira, atuando como Perita e Assistente Técnica no âmbito arbitral e judicial. Mestra em Ciências Contábeis e docente do curso de Pós-Graduação em Perícia Contábil na Fecap/SP.

Ver todos os Posts
Post anterior
Fusões e Aquisições: Alguns motivos que levam empresas a serem vendidas (e compradas)
Próximo post
Usar ou não as dívidas de curto prazo para cálculo do WACC?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

dezenove + doze =