Qual a relação entre perícia contábil e planejamento tributário?

Hoje, no Brasil, temos uma alta carga tributária e inúmeras legislações que se aplicam de modos diferentes a cada caso, tornando-se mais um obstáculo para empresários.

E em qualquer negócio é preciso saber controlar bem as questões contábeis, já que isto será muito importante para futuras tomadas de decisões dentro da sua administração, e olhando, principalmente, para os impostos que serão gerados e cobrados.

Esse estudo é chamado de planejamento tributário e hoje se faz cada vez mais presente nos departamentos contábeis das empresas. Quantos e quais impostos são pagos em um determinado período na organização? Como reduzir a carga tributária?

Identificar a melhor forma de tributação é fundamental para toda empresa, sendo que esta escolha acarretará todos os incisos tributários do período. Com a redução de impostos a pagar, investimentos em outras ações dentro da gestão podem ser feitos, como compra de mais materiais e investimento em insumos mais novos e que aumentem a produção.

Fazer a escolha de qual é a melhor forma de tributos (lucro real, presumido ou simples nacional), é um trabalho complexo e que se faz necessário ter conhecimento de legislações e técnicas contábeis, um profissional específico e que pode ajudar neste planejamento é o contador.

E dentro do planejamento tributário, uma ferramenta importante para o desenvolvimento do processo é a perícia contábil. Já falamos sobre esse assunto no post “O que é Perícia Contábil?”, mas em resumo, a perícia contábil é um conjunto de procedimentos técnicos e científicos que visa analisar e averiguar os elementos e provas pertencentes a uma disputa judicial, litígio ou investigação particular. O perito apresenta suas considerações mediante laudo pericial e, ou, parecer pericial contábil, tudo de acordo com a legislação e normas vigentes.

Mas como a perícia contábil pode ser útil no planejamento tributário? A perícia constata, prova e demonstra com documentos os fatos que causem discordância ou dúvida dentro das empresas e, neste caso, pode ser um trabalho feito  sobre a carga tributária e como seus pagamentos estão onerando em demasia ou sendo desviados de forma ilícita, por exemplo. O planejamento tributário, com esses dados consegue planejar e determinar onde e como tributos menores podem ser pagos e de que maneira pode-se evitar danos.

Quer entender melhor como aliar dois processos contábeis de forma que eles possam potencializar suas funções? Nós podemos te ajudar, fale com nossos especialistas! 

Sobre Luis Fernando Freitas

Sócio da Ribas Secco com foco na Avaliação de Empresas
 
Tem mais de 23 anos de experiência empreendedora na criação e desenvolvimento de negócios e atua também na prática de treinamentos corporativos técnicos e comportamentais para empresários e empresas de diversos setores da economia brasileira.

Ver todos os Posts
Post anterior
O que é Balanço Patrimonial e como fazer um para sua empresa?
Próximo post
O que é e como fazer a análise do DRE?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

12 + cinco =