Hoje, no Brasil, temos uma alta carga tributária e inúmeras legislações que se aplicam de modos diferentes a cada caso, tornando-se mais um obstáculo para empresários.
E em qualquer negócio é preciso saber controlar bem as questões contábeis, já que isto será muito importante para futuras tomadas de decisões dentro da sua administração, e olhando, principalmente, para os impostos que serão gerados e cobrados.
Esse estudo é chamado de planejamento tributário e hoje se faz cada vez mais presente nos departamentos contábeis das empresas. Quantos e quais impostos são pagos em um determinado período na organização? Como reduzir a carga tributária?
Identificar a melhor forma de tributação é fundamental para toda empresa, sendo que esta escolha acarretará todos os incisos tributários do período. Com a redução de impostos a pagar, investimentos em outras ações dentro da gestão podem ser feitos, como compra de mais materiais e investimento em insumos mais novos e que aumentem a produção.
Fazer a escolha de qual é a melhor forma de tributos (lucro real, presumido ou simples nacional), é um trabalho complexo e que se faz necessário ter conhecimento de legislações e técnicas contábeis, um profissional específico e que pode ajudar neste planejamento é o contador.
E dentro do planejamento tributário, uma ferramenta importante para o desenvolvimento do processo é a perícia contábil. Já falamos sobre esse assunto no post “O que é Perícia Contábil?”, mas em resumo, a perícia contábil é um conjunto de procedimentos técnicos e científicos que visa analisar e averiguar os elementos e provas pertencentes a uma disputa judicial, litígio ou investigação particular. O perito apresenta suas considerações mediante laudo pericial e, ou, parecer pericial contábil, tudo de acordo com a legislação e normas vigentes.
Mas como a perícia contábil pode ser útil no planejamento tributário? A perícia constata, prova e demonstra com documentos os fatos que causem discordância ou dúvida dentro das empresas e, neste caso, pode ser um trabalho feito sobre a carga tributária e como seus pagamentos estão onerando em demasia ou sendo desviados de forma ilícita, por exemplo. O planejamento tributário, com esses dados consegue planejar e determinar onde e como tributos menores podem ser pagos e de que maneira pode-se evitar danos.
Quer entender melhor como aliar dois processos contábeis de forma que eles possam potencializar suas funções? Nós podemos te ajudar, fale com nossos especialistas!
- Fortalecendo a Mediação e Arbitragem no Brasil - 27 de novembro de 2024
- Eficiência Operacional na Perícia Contábil: O Papel Fundamental do Desenvolvimento Humano - 21 de agosto de 2024
- Inteligência Artificial na Perícia Contábil: inovação e cautela - 24 de abril de 2024
- As Competições Acadêmicas e os Hackathons - 26 de outubro de 2023
- A evolução da Perícia Contábil: O que mudou e o que o futuro nos espera - 26 de julho de 2023
- O QUE ESPERAR DO FUTURO DA PERÍCIA CONTÁBIL, ECONÔMICA E FINANCEIRA? - 26 de abril de 2023
- PREVENÇÃO DE FRAUDES - 27 de fevereiro de 2023
- Transformação e inovação no trabalho pericial - 31 de janeiro de 2023
- 10 Domínios para a realização de uma análise econômica com qualidade - 26 de outubro de 2022
- 10 Etapas para estruturar e realizar um bom trabalho de Valuation - 29 de agosto de 2022