Decidir qual o caminho seguir dentro da área de conhecimento que escolheu é uma das tarefas mais difíceis para um trabalhador. E nas Ciências Contábeis não é diferente, o leque de atuação é grande e duas das áreas mais requisitadas na contabilidade são a perícia contábil e a auditoria externa. Mas apesar de serem correlatas e oriundas do mesmo setor, são bem diferentes entre si.
Ambos os campos estão ligados diretamente a manutenção e controle de patrimônio, o que é um dos pilares da contabilidade, o guarda-chuva dessas duas profissões citadas.
A auditoria analisa a situação, atual e momentânea, patrimonial de uma empresa, tem por suas ações verificar documentos fiscais, sistema financeiro, registros, transações e operações, visando comprovar a veracidade desses registros. A auditoria externa tem por seu trabalho buscar por erros ou falhas no controle interno financeiro e apresentar ações que minimizem perdas com esses problemas.
Para o funcionamento eficaz da auditoria, ela tem de ser aplicada com constância, até por ser uma trabalho feito por amostragem, com a repetição em determinados períodos, aumenta a chance de analisar uma maior taxa de documentos. Outra particularidade do campo da auditoria é sua aplicação, que pode ser específica a uma área da empresa ou em toda a empresa, ao contrário da perícia contábil que é restrita aos quesitos e pontos controvertidos, especificados pelo condutor judicial.
A perîcia contábil é a revisão e análise minuciosa de todos os documentos que fazem parte da requisição e pedido de vista. Quando duas partes ou um juiz decidem pela necessidade de análise de documentos em uma disputa judicial, um perito é chamado. Na auditoria, o profissional pode ser chamado por uma das áreas da empresa para fazer um trabalho interno.
A perícia se prende ao caráter científico de uma prova com o objetivo de esclarecer controvérsias, ela é executada em um tempo específico, terminando com a solução do problema apresentado e com o julgamento da disputa.
Resumindo, podemos dizer que a auditoria externa é uma ação permanente para aspectos diversos do patrimônio e visa melhorar processos e por consequência a diminuição de erros e prejuízos, já a perícia é a ação realizada para atestar um erro ou uma fraude patrimonial, aplicada especificamente em uma dúvida contábil.
Ambas os campos são importantíssimos na área da contabilidade e devido as demandas, tem crescido suas atuações e os profissionais que procuram se especializar nessas funções. Quer entender mais aspectos e particularidades de cada profissão? Fale conosco, aqui na Ribas Secco temos os especialistas certos para seus questionamentos.
- A Relevância da Infraestrutura nas Disputas Arbitrais de 2024 - 17 de setembro de 2024
- Apuração de danos em contratos de construção - 28 de maio de 2024
- Os benefícios da inclusão das mulheres em cargos de liderança - 26 de março de 2024
- E que venha 2024… - 19 de dezembro de 2023
- Contador: uma profissão em movimento - 27 de setembro de 2023
- O que o profissional perito em contabilidade deve observar no Código de Processo Civil - 26 de junho de 2023
- COMO A MULHER AGREGA VALOR ÀS EMPRESAS - 29 de março de 2023
- Contabilidade do Aniversário de 10 anos da Ribas Secco - 20 de dezembro de 2022
- 10 eventos que movimentaram setembro - 29 de setembro de 2022
- Mulheres na Perícia - 30 de março de 2022