Quando temos um imóvel, um carro ou objetos de alto valor agregado, como joias e obras de arte, é natural que tenhamos uma avaliação do bem, uma estimativa do mercado ou mesmo uma noção do valor daquele item.
No mercado corporativo, especialmente as PMEs, é comum as empresas não terem avaliações do seu valor real. É quase consenso que este tipo de análise só deve ser feita em momentos de vendas de ações, incorporações e entrada e saída de sócios.
Não é bem assim. Confira algumas situações em que é importante ter uma avaliação da empresa em mãos.
1. Receber aportes de investimentos
Nenhum investidor irá aportar dinheiro na sua empresa sem ter a avaliação que considera a real condição de mercado para facilitar os cálculos de proporcionalidade e retorno do valor investido.
2. Qualificar a Gestão
Com a avaliação periódica do negócio, é possível identificar valorização ou decréscimo de valor, o que ajuda a qualificar a gestão da empresa, identificar falhas ou acertos e mostrar aos sócios e funcionários de alta gerência, caso os tenha, como está a administração da empresa.
3. Entrada de Sócios
Se a venda total da empresa não faz parte dos seus planos para o futuro, a entrada de sócios pode ser importante e, mesmo assim, a avaliação é indispensável, já que assim será possível calcular a participação de cada sócio com a parte adquirida do todo.
4. Venda de Ações
Quando se abre o capital e as ações na bolsa de valores, é preciso saber quanto vale a empresa no todo e cada parte, para poder precificar cada ação no mercado. E o mesmo pode ser entendido para casos onde ao invés de ações, possamos tratar de participações (quotas) societárias.
5. Metas de Crescimento
O que todo gestor deseja em sua administração é o crescimento de sua empresa. A avaliação ajuda a definir metas realistas e a comparar a realidade de mercado com o potencial de crescimento interno.
Três importantes considerações que uma avaliação também poderá lhe ajudar:
- O melhor momento de (vender) sair do negócio, caso você tenha isso em mente
- O valor mínimo que você julga indispensável, caso queira investir em outro negócio
- Cenários que poderão surgir e trazer mais ou menos valor para o seu negócio
Independente da necessidade, a avaliação da sua empresa pode determinar o sucesso do futuro escolhido para o negócio e ser preponderante nas suas finanças ou da corporação.
Uma questão que não pode deixar de lado: tenha profissionais especializados em contabilidade, administração e economia para realizar este trabalho.
Caso não tenha esses especialistas internamente, fale com a nossa equipe, na Ribas Secco temos a expertise necessária para qualquer tipo de avaliação.
- Fortalecendo a Mediação e Arbitragem no Brasil - 27 de novembro de 2024
- Eficiência Operacional na Perícia Contábil: O Papel Fundamental do Desenvolvimento Humano - 21 de agosto de 2024
- Inteligência Artificial na Perícia Contábil: inovação e cautela - 24 de abril de 2024
- As Competições Acadêmicas e os Hackathons - 26 de outubro de 2023
- A evolução da Perícia Contábil: O que mudou e o que o futuro nos espera - 26 de julho de 2023
- O QUE ESPERAR DO FUTURO DA PERÍCIA CONTÁBIL, ECONÔMICA E FINANCEIRA? - 26 de abril de 2023
- PREVENÇÃO DE FRAUDES - 27 de fevereiro de 2023
- Transformação e inovação no trabalho pericial - 31 de janeiro de 2023
- 10 Domínios para a realização de uma análise econômica com qualidade - 26 de outubro de 2022
- 10 Etapas para estruturar e realizar um bom trabalho de Valuation - 29 de agosto de 2022