O que é e para que serve a Demonstração de Resultado?

No mundo corporativo muitos são os demonstrativos  financeiros importantes para suportar as melhores tomadas de decisão. A demonstração de resultados está entre os documentos contábeis fundamentais para avaliar a saúde financeira de uma empresa.

 

Mas afinal, o que é a Demonstração de Resultado?

Conhecido como DRE – Demonstração de Resultados do Exercício, é um relatório contábil importante que possibilita que empresas tenham condições de avaliar a lucratividade do negócio num determinado período.

Trata-se de uma síntese econômica dos resultados operacionais e não operacionais do negócio, demonstrando se a empresa teve lucro ou prejuízo naquele período demonstrado.

O documento descreve de maneira resumida todas as operações realizadas pela empresa com o objetivo de retratar o resultado líquido alcançado. Sua elaboração pode ser mensal, trimestral ou anual (seja para fins administrativos, fiscais ou legais).

Vale lembrar que a elaboração de uma demonstração contábil obedece a padrões rígidos da legislação e das normas contábeis. A seguir destacamos algumas importantes informações que constam em uma DRE e sua estrutura:

A receita bruta das vendas e serviços;

– As deduções das vendas, os abatimentos e os impostos;

A receita líquida das vendas e serviços;

– O custo das mercadorias e serviços vendidos;

–  O lucro bruto;

– As despesas com as vendas

– As despesas financeiras

– outras despesas operacionais;

– O lucro ou prejuízo operacional

– Outras receitas e as outras despesas;

– O resultado do exercício antes do Imposto sobre a Renda

–  A provisão para os impostos sobre lucros;

–  O lucro ou prejuízo líquido do exercício.

 

Para que serve o documento?

Embora seja uma documentação obrigatória para atender à legislação, no mundo corporativo a DRE é um documento gerencial fundamental para avaliar o desempenho da empresa e eficiência de gestão. Afinal, pouco adianta ter o relatório e não usá-lo de forma estratégica também.

Considerando que o objetivo de toda empresa é atingir lucro, o DRE serve para conhecer a saúde financeira do negócio a partir do confronto detalhado de todas as receitas, despesas e resultados apurados, mês a mês.

Com ele, o empresário consegue ter a real visão de onde está acertando ou errando.  Assim, por meio da análise do documento é possível identificar problemas e traçar planos de ação para que sejam feitas as intervenções necessárias no negócio, tanto do ponto de vista financeiro como operacional.

Precisa falar de indicadores e demonstrativos para gerir o seu  negócio? Não perca a chance de falar com a nossa equipe, aqui na Ribas Secco estamos prontos para te ajudar!

Sobre Alessandra Ribas Secco

Sócia fundadora da Ribas Secco Escritório de Perícias
Contadora, Administradora de Empresas, com mais de 15 anos de experiência profissional na área da Perícia Contábil e Financeira, atuando como Perita e Assistente Técnica no âmbito arbitral e judicial. Mestra em Ciências Contábeis e docente do curso de Pós-Graduação em Perícia Contábil na Fecap/SP.

Ver todos os Posts
Post anterior
Como as Fintechs podem lhe auxiliar na captação de recursos
Próximo post
Como calcular o custo médio ponderado de capital (WACC)

1 Comentário. Deixe novo

  • Ana Keila de Rezende Freitas
    20 de junho de 2019 21:42

    muito boasl as informações aqui escritas. sou estudante de contabilidade, é sempre bom está se informando!

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

3 × cinco =