Você já ouviu falar no método EVA – Economic Value Added ou Valor Econômico Agregado? Trata-se de um conceito econômico muito utilizado em administração financeira com o objetivo de demonstrar se uma empresa está efetivamente criando valor para os seus acionistas (sócios ou donos).
Ao utilizar a ferramenta, acionistas, executivos e investidores, conseguem ter uma visão mais nítida sobre a viabilidade de uma determinada empresa ou investimento, isto é, se tem o potencial de oferecer o retorno esperado.
Empresa que dá lucro nem sempre é um negócio rentável para o acionista
Pelo indicador EVA, uma empresa só é considerada rentável e portanto atrativa quando consegue criar retornos financeiros a uma taxa acima do custo médio ponderado de capital (linkar com texto WACC), afastando, portanto, a ideia de que qualquer empresa que apresente lucro líquido evidenciado no demonstrativo de resultado seja necessariamente uma empresa atrativa para se investir.
Em outras palavras, o EVA mede anualmente se uma empresa está ganhando direito suficiente para pagar o seu custo de capital e ainda remunerar bem seus acionistas..
Sistema de gestão mais eficaz
Do ponto de vista gerencial, esta metodologia propicia às empresas concentrar seus esforços para alavancar o negócio e aumentar a riqueza dos stakeholders no curto, médio e longo prazo.
Isto porque o indicador permite identificar mais facilmente causas da criação ou perda de valor. Assim, é possível agir preventivamente para reverter situações de risco, como em casos de EVA negativo, por exemplo.
E quais medidas podem ser tomadas para repensar a estratégia do negócio? Em situações onde o EVA seja negativo ou precise melhorar, a empresa pode pensar em alternativas como desenvolver novos produtos, realocar ativos, buscar novos mercados, rever sua estrutura de pessoas e ainda buscar investimentos em projetos que tragam maior e melhor rentabilidade.
Engajamento e incentivos para equipes
Seja qual for a frente de atuação que seja adotada pela empresa, certamente envolverá muitas pessoas, gerando uma mudança de comportamento em toda a organização. Assim, o EVA pode também ser usado como ferramenta de gestão para engajamento e reconhecimento financeiro.
Com o aculturamento da metodologia na estrutura organizacional, as equipes poderão trabalhar em prol do resultado positivo ao terem o EVA definido como indicador de resultado em suas metas, impactando diretamente em sua remuneração.
Sua empresa ainda se atrapalha com muitas ferramentas e indicadores de performance financeira? Fale com a Ricas Secco, nosso time pode ajudar a definir e calcular todos os indicativos necessários para o seu negócio.
- A Relevância da Infraestrutura nas Disputas Arbitrais de 2024 - 17 de setembro de 2024
- Apuração de danos em contratos de construção - 28 de maio de 2024
- Os benefícios da inclusão das mulheres em cargos de liderança - 26 de março de 2024
- E que venha 2024… - 19 de dezembro de 2023
- Contador: uma profissão em movimento - 27 de setembro de 2023
- O que o profissional perito em contabilidade deve observar no Código de Processo Civil - 26 de junho de 2023
- COMO A MULHER AGREGA VALOR ÀS EMPRESAS - 29 de março de 2023
- Contabilidade do Aniversário de 10 anos da Ribas Secco - 20 de dezembro de 2022
- 10 eventos que movimentaram setembro - 29 de setembro de 2022
- Mulheres na Perícia - 30 de março de 2022