Como saber se a sua empresa precisa contratar uma Perícia Contábil?

O uso da perícia contábil em empresas tem crescido nos últimos tempos devido ao número, também em crescimento, de casos onde esse tipo específico de trabalho é necessário para a solução de alguma controvérsia.

A Perícia consiste na reunião e análise de documentos, visando comprovar ou desmontar uma questão jurídica ou interna. Pode ser realizada com intuito judicial ou extrajudicial, gerando um laudo que se torna prova verdade sobre determinados atos e esclarecimentos.

Quando se trata de um fator judicial, a perícia, indicada por um juiz ou em comum acordo das partes, dará um laudo que subsidiará a decisão final do magistrado. A perícia contábil analisará todos os dados que estiverem sob suspeita e em juízo.

Em questões extrajudiciais, as empresas contratam uma perícia contábil para analisar casos internos de dúvidas de contabilidade ou prejuízos recorrentes, tentando avaliar a situação da contratante ou verificar a ocorrência de possíveis erros ou fraudes.

A perícia é um método de avaliação técnica que se baseia em algumas características que a tornam específica para esses casos:

  • É uma atividade voltada para a avaliação de uma situação contábil que visa acabar com dúvidas em questões controversas;
  • Seu cunho técnico requer a realização por profissionais com habilitação, experiência e conhecimento contábil comprovados;
  • Todos os pontos analisados não podem ser documentados por pessoas sem os conhecimentos específicos;

Com os dados e resultados da perícia, o perito tem como avaliar possíveis efeitos futuros dos objetos em questão. Mas como saber se a sua empresa está em um ponto de contratar uma perícia contábil?

Principalmente em casos de dificuldades financeiras, é aconselhado a contratação de um perito, que pode determinar a situação patrimonial da empresa pela vista contábil e constatar se há e onde está o erro na contabilidade e como a empresa chegou na situação em que se encontra.

Seguindo quatro preceitos básicos: exame da situação; vistoria de documentos; indagação verificação dos resultados alcançados e a certificação dos fatos. A perícia consegue verificar falhas de controle e sistema de segurança, fraude provindas de colaboradores e erros contábeis, básicos ou não.

Um laudo pericial, com sua realização com prazos pré determinados, é uma ótima forma do empresário avaliar como anda sua empresa e comprovar se os caminhos definidos por ele estão de acordo com o que ele espera para o futuro.

Em questões judiciais, a perícia preventiva pode ajudar a empresa a se preparar para a disputa e averiguar a veracidade do ponto em questão. Lembrando que a que será usada no veredito, é de indicação consensual entre o juiz e as partes. A que o empresário, porventura, contratar se torna uma forma de consultoria para o jurídico em ação.

Você avalia que a contratação de uma perícia contábil pode ser interessante para contabilidade da sua empresa, mas ainda precisa tirar algumas dúvidas? Nossos especialistas estão disponíveis para qualquer tipo de consulta. Fale conosco.

Sobre Alessandra Ribas Secco

Sócia fundadora da Ribas Secco Escritório de Perícias
Contadora, Administradora de Empresas, com mais de 15 anos de experiência profissional na área da Perícia Contábil e Financeira, atuando como Perita e Assistente Técnica no âmbito arbitral e judicial. Mestra em Ciências Contábeis e docente do curso de Pós-Graduação em Perícia Contábil na Fecap/SP.

Ver todos os Posts
Post anterior
O que é e como fazer a análise do DRE?
Próximo post
5 dicas de livros sobre Perícia Contábil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

dezessete − 3 =