É muito comum os gestores de uma empresa estarem envoltos a muitos números e balanços financeiros, mesmo não sendo especialistas nessas análises. Isso porque esse estudo mostra como a empresa está e qual rumo deve tomar para desenvolvimento do negócio.
Por isso, é muito importante que o balanço patrimonial seja bem feito e traga os números reais do momento da empresa. Ele deve conter os bens e os custos em um período determinado, geralmente um ano, para projetar o futuro financeiro da empresa.
Dentro do balanço patrimonial, uma das análises mais importantes é o patrimônio líquido, ou seja, a representação da riqueza real do negócio.
Devemos computar as informações do valor que foi investido para a realização, ações em tesouraria, os lucros gerados e que ainda não foram destinados para pagamentos de dívidas ou divididos entre os sócios e reservas de valores.
O Patrimônio Líquido faz parte da divisão de passivos do balanço patrimonial, que representa as obrigações contábeis da empresa junto a funcionários, fornecedores, governo e outras empresas, o outro grupo, dos ativos, é tudo o que a empresa possui e tem a receber por seu trabalho ou serviço.
Como calcular o patrimônio líquido?
Para saber como anda a capitalização de lucro da sua empresa, a conta é simples:
Ativos – Passivos = Patrimônio líquido
Vamos entender melhor como identificar esses dois componentes contábeis:
- Os ativos se dividem em suas partes: ativos circulantes que são as contas a receber de clientes, impostos a restituir, seu estoque e despesas do exercício seguinte e ativos não circulantes que contabilizam os créditos junto a sócios, investimentos permanentes e patrimônios físicos.
- Os passivos também se dividem em duas partes: passivos circulantes, basicamente são as contas a pagar imediatas como valor a fornecedores, obrigações trabalhistas e tributárias, empréstimos, financiamentos e dívidas em geral da empresa e os passivos não circulantes, computando as dívidas de longo prazo que estão diluídos nos anos vindouros.
Quando a conta apresenta valores negativos, algo está indo mal na parte financeira da sua empresa e este é um indicador importante para a saúde do seu negócio. Se sistematicamente, mês a mês, os passivos são maiores que os ativos, a empresa está tendo prejuízo recorrente e é preciso uma tomada de decisão para estancar a perda de dinheiro.
Gestores que têm sucesso nos seus negócios, trabalham com os números gerados a cada período integrando a estratégia que determina o futuro empresarial.
Quer entender melhor como uma análise financeira pode contribuir para o desenvolvimento da sua empresa, e principalmente, tirar as dúvidas de como fazê-la? Fale com os especialistas da Ribas Secco, estamos prontos para te ajudar!
- Fortalecendo a Mediação e Arbitragem no Brasil - 27 de novembro de 2024
- Eficiência Operacional na Perícia Contábil: O Papel Fundamental do Desenvolvimento Humano - 21 de agosto de 2024
- Inteligência Artificial na Perícia Contábil: inovação e cautela - 24 de abril de 2024
- As Competições Acadêmicas e os Hackathons - 26 de outubro de 2023
- A evolução da Perícia Contábil: O que mudou e o que o futuro nos espera - 26 de julho de 2023
- O QUE ESPERAR DO FUTURO DA PERÍCIA CONTÁBIL, ECONÔMICA E FINANCEIRA? - 26 de abril de 2023
- PREVENÇÃO DE FRAUDES - 27 de fevereiro de 2023
- Transformação e inovação no trabalho pericial - 31 de janeiro de 2023
- 10 Domínios para a realização de uma análise econômica com qualidade - 26 de outubro de 2022
- 10 Etapas para estruturar e realizar um bom trabalho de Valuation - 29 de agosto de 2022