As tradicionais formas de captação de recursos, antes somente oferecidas pelo sistema bancário, ganharam forte concorrência com a chegada das fintechs. Com propostas diferenciadas e alta tecnologia, pessoas físicas e empresas saíram ganhando com novas possibilidades no mercado financeiro.
O que são fintechs?
As famosas fintechs são startups financeiras, nascidas na era da transformação digital, e que usam intensamente a tecnologia para oferecer produtos financeiros de forma inovadora e totalmente online.
O foco destas empresas é oferecer uma experiência diferenciada aos clientes do sistema financeiro a partir de ofertas 100% digitais, eliminando, por exemplo, a necessidade de utilização de agências bancárias.
Além disto, por serem startups e contarem com uma forte veia de inovação, as fintechs apresentam sistemas simplificados, a um custo operacional baixo e estrutura enxuta, permitindo praticar melhores taxas nos produtos ofertados.
Captação de recursos facilitada
Dentro deste cenário desburocratizado, recorrer às ofertas de crédito oferecidas por fintechs pode ser a solução mais rápida e fácil para aumentar a capacidade de investimentos de uma empresa.
Assim, ao contratar empréstimos com prazos melhores e taxas de juros reduzidas, o recurso também pode ser destinado ao aumento do capital de giro e pagamentos de dívidas em atraso, ou mesmo a troca de dívidas existentes, melhorando a saúde financeira do negócio.
Soluções eficientes e mais baratas
Outro impacto positivo gerado pelas fintechs é o ganho em eficiência com consequente redução de custos financeiros e operacionais. Isto porque estas startups conseguem oferecer tarifas mais baixas, valores de anuidades e aquisição de máquinas de cartão de crédito mais atrativas, e soluções de gestão financeira adequadas para cada negócio.
Até mesmo os custos com deslocamentos para resolução de problemas nas agências bancárias, fato ainda tão comum nos dias atuais, deixam de existir no mundo digital.
Como escolher?
O ideal é buscar informações detalhadas sobre os produtos oferecidos pelas fintechs, como empréstimos, e avaliar com cautela as propostas apresentadas, pois a concorrência atual permite encontrar condições diferenciadas entre as próprias fintechs.
Por ainda se tratar de uma novidade para muitos empresários, compartilhar experiências com quem já se rendeu à nova realidade do mundo digital é importante para todos, aumentando a confiança e o leque de possibilidades na captação de recursos para o negócio.
Você já pediu empréstimos em fintechs ou está pensando em pedir? Compartilhe sua experiência conosco!
- A Relevância da Infraestrutura nas Disputas Arbitrais de 2024 - 17 de setembro de 2024
- Apuração de danos em contratos de construção - 28 de maio de 2024
- Os benefícios da inclusão das mulheres em cargos de liderança - 26 de março de 2024
- E que venha 2024… - 19 de dezembro de 2023
- Contador: uma profissão em movimento - 27 de setembro de 2023
- O que o profissional perito em contabilidade deve observar no Código de Processo Civil - 26 de junho de 2023
- COMO A MULHER AGREGA VALOR ÀS EMPRESAS - 29 de março de 2023
- Contabilidade do Aniversário de 10 anos da Ribas Secco - 20 de dezembro de 2022
- 10 eventos que movimentaram setembro - 29 de setembro de 2022
- Mulheres na Perícia - 30 de março de 2022