Pense bem, você está disposto(a) a pagar mais por um serviço qualquer que aparentemente não lhe traz nenhum benefício? Agora, você está disposto a pagar menos por um serviço que talvez pudesse incorrer no risco de perder dinheiro?
Bom, se você for como a maioria das pessoas terá respondido “não” para a primeira pergunta e “talvez” para a segunda. Se respondeu “não” para a segunda também, muito bem, só fique atento(a) se de fato está respeitando isso também em relação a sua Contabilidade.
É fato, portanto, que a maioria das pessoas não estaria disposta a pagar mais por um serviço que aparentemente não traz nenhum benefício, ou pelo menos, que não seja facilmente percebido. Isto ocorre nos mais diversos segmentos de negócios e não é diferente quando falamos dos serviços contábeis.
Muitas empresas trabalham com escritórios de contabilidade terceirizados, e os empresários buscam otimizar ao máximo os valores que pagam para eles, pois veem este dispêndio apenas como uma despesa “ruim”, e deixam de lado a possibilidade de usufruir dos benefícios que uma boa contabilidade pode trazer para os negócios.
Ocorre que atitudes assim podem trazer alguns problemas e colocar em risco o próprio negócio, seja pelo não cumprimento das obrigações legais (que muitas vezes podem gerar altas multas), seja por criar condições perigosas para os sócios relativo a questões societárias.
Pequenas e médias empresas muitas vezes possuem empresários a frente que trazem com eles o tal “feeling” para os negócios e que raramente se preocupam em conhecer a gestão e ter acesso e analisar os demonstrativos contábeis. Também ignoram as “regras” e desconhecem os reflexos que podem sofrer por ignorar a importância dos registros contábeis.
Cheguei a ver uma empresa que demonstrava uma lucratividade de 90% sobre o faturamento bruto e naturalmente isso não refletia a realidade, apenas a contabilidade não registrava tudo para permitir que o lucro pudesse ser apurado e expresso verdadeiramente.
Para ser justo, o problema acima foi criado pela falta de documentação de suporte para o lançamento de despesas que naturalmente reduziria o lucro, “obrigando” o contador a realizar os registros de tais pagamentos como adiantamentos, que permaneciam assim registrados, pois os documentos de suporte nunca chegavam para serem lançados corretamente.
E quais os impactos disso? Podem ser vários, veja alguns:
- Um lucro excessivo afetará os cálculos na apuração de haveres caso venha a ser requerido por algum sócio retirante;
- Os beneficiários dos pagamentos realizados sem documentação podem ser intimados pela Receita Federal e de alguma forma envolver a empresa, pois poderá haver impostos não recolhidos por alguma parte;
- Empresas no regime do lucro real podem pagar muito mais imposto do que estariam sujeitas.
Como se pode ver, algumas ocorrências podem lhe trazer efeitos indesejados. Se sua Contabilidade não se preocupa em disponibilizar as demonstrações que reflitam a realidade, além de ser um sintoma para um problema futuro, poderá também impactar na sua gestão.
Cobre informações atualizadas, questione lançamentos, informe-se. Agindo assim você evita ser vítima daquele famoso ditado: “o barato sai caro”.
Mas, fique atento, às vezes o problema está mais perto do que você imagina, ou seja, na própria empresa, como foi no caso que citei acima. É preciso analisar e verificar se internamente os envolvidos estão engajados em produzir e repassar as informações de forma adequada para a Contabilidade.
Boa sorte! Se precisar de ajuda, conte com a equipe da Ribas Secco.
- Fortalecendo a Mediação e Arbitragem no Brasil - 27 de novembro de 2024
- Eficiência Operacional na Perícia Contábil: O Papel Fundamental do Desenvolvimento Humano - 21 de agosto de 2024
- Inteligência Artificial na Perícia Contábil: inovação e cautela - 24 de abril de 2024
- As Competições Acadêmicas e os Hackathons - 26 de outubro de 2023
- A evolução da Perícia Contábil: O que mudou e o que o futuro nos espera - 26 de julho de 2023
- O QUE ESPERAR DO FUTURO DA PERÍCIA CONTÁBIL, ECONÔMICA E FINANCEIRA? - 26 de abril de 2023
- PREVENÇÃO DE FRAUDES - 27 de fevereiro de 2023
- Transformação e inovação no trabalho pericial - 31 de janeiro de 2023
- 10 Domínios para a realização de uma análise econômica com qualidade - 26 de outubro de 2022
- 10 Etapas para estruturar e realizar um bom trabalho de Valuation - 29 de agosto de 2022