Toda empresa, para o controle e bom funcionamento financeiro, necessita fazer um balanço patrimonial. Tem dúvidas do que é isso? Vamos explicar:
Balanço patrimonial é um relatório demonstrando todas as movimentações da empresa e que registram e permitem a avaliação de como anda a situação contábil em um determinado período, geralmente esses levantamentos são feitos anualmente. Esse retrato é comumente chamado de demonstração estática.
Para chegar nesse resultado, é preciso averiguar alguns elementos contábeis da empresa:
- Ativos: são as posses de sua empresa. Para chegar neste valor é preciso analisar e quantificar os chamados ativos circulantes (contas a receber, impostos a recuperar, instrumentos financeiros de curto prazo, estoques, despesas do exercício seguinte) e os não circulantes, que podem se dividir em realizáveis a longo prazo (valores a receber, instrumentos financeiros e crédito junto a sócios), investimentos, móveis e imóveis e intangíveis (marcas, patentes, pesquisas e outros relacionados);
- Passivos: tudo que a empresa tem de obrigações e pagamentos a fazer, como: contas a pagar a fornecedores, obrigações trabalhistas, obrigações tributárias, empréstimos e financiamentos e valores gastos no dia a dia da empresa.
A partir destes dois grupos de elementos, pela diferença entre ativos e passivos, o saldo é o patrimônio líquido, que é o seu capital social e todos os valores de suas reservas e lucros.
Além de super importante para o controle de sua empresa, o balanço patrimonial tem sua confecção obrigatória segundo as normas do CFC (Conselho Federal de Contabilidade) e é aplicado sobre qualquer tipo de empresa.
O Código Civil, em seu artigo 1.179, também obriga as empresas a terem seus fatos registrados. Além das penalidades previstas, outros pontos importantes e que podem trazer contratempos a quem não tiver registros atualizados:
- Em casos de disputas ou defesas em processos judiciais tributários.
- Não será possível a distribuição de Lucros Isentos acima da Presunção: sem demonstrações contábeis que balizem o lucro, os rendimentos isentos se limitam a presunção que é de 8% do faturamento para empresas comerciais/industriais e de 32% para empresas de serviços.
- Em um processo de determinação de haveres, para a dissolução de sociedade, faltará um dos principais documentos nesse levantamento.
Fazer o balanço patrimonial traz muitos benefícios à empresa, além das obrigações legais, é possível analisar as fontes e utilizações de recursos na empresa, identificar riscos de liquidez e de onde vem possíveis endividamentos junto com a identificação por onde sua empresa tem maior rentabilidade.
É recomendado ter um contador de confiança para o desenvolvimento do balanço patrimonial, ele dará todo o suporte necessário para os registros da sua empresa. Caso ainda tenha alguma dúvida sobre a necessidade e como é feito um balanço patrimonial, fale com nossos especialistas, estamos prontos para te auxiliar!
- Análise financeira para uma boa gestão empresarial - 25 de abril de 2018
- O que é Balanço Patrimonial e como fazer um para sua empresa? - 15 de março de 2018
- NBC’s: O que são e para que servem as Normas de Perícia Contábil? - 7 de fevereiro de 2018
- Por que a contabilidade é obrigatório para empresas? - 10 de janeiro de 2018
- 4 dicas básicas de contabilidade para empresários - 29 de novembro de 2017
- A Reforma Trabalhista e a Perícia Contábil - 1 de novembro de 2017
- Em quais fases processuais pode haver a necessidade de um assistente técnico? - 13 de setembro de 2017
- Em quais tipos de processos judiciais pode haver a necessidade de perícia contábil? - 6 de setembro de 2017
- 5 principais diferenças entre Perícia e Auditoria Contábil - 30 de agosto de 2017
- O que é Perícia Contábil? - 21 de agosto de 2017