Atualmente, boa parte das notícias em jornais referem-se aos escândalos de corrupção no Brasil. O Ministério Público Federal calcula que as perdas se aproximem a de cerca de R$200 milhões por ano.
O que todos se perguntam é se existem meios reais para ajudar a combater a corrupção no país.
Com esse cenário, o perfil dos profissionais da área contábil também mudou para que a sua atuação seja extremamente estratégica dentro das organizações públicas ou privadas, já que a responsabilidade do profissional é atuar como um guardião das informações geradas.
A Ciência Contábil disponibiliza diversas ferramentas para minimizar os riscos de corrupção em uma organização, como a auditoria, que ganhou agilidade com o surgimento do Sistema Público de Escrituração Digital, conhecido como SPED Fiscal, desenvolvido para o cruzamento de dados da Escrituração Fiscal Digital e das Notas Fiscais Eletrônicas. Todas as mudanças auxiliaram para que a identificação de atos ilícitos se tornasse mais célere, melhorando o controle dos processos, a rapidez no acesso às informações e a fiscalização mais efetiva das operações.
Ainda existem uma série de outras técnicas de auditoria que ajudam a identificar os sinais de corrupção, tais como: roteiros de caixa, amostragem aleatória, parâmetros estatísticos, sinais exteriores de riqueza, sistema de controle interno inadequado, alta rotatividade nas contas bancárias, conflito de interesse entre acionistas e administradores, histórico de denúncias, problemas relativos à publicação dos relatórios contábeis, rentabilidade abaixo da média do segmento de mercado, significativas operações realizadas sem licitação, ajustes excessivos na contabilidade, falta de comunicação aos órgãos competentes como a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e a Bolsa de Valores.
A perícia contábil, outra forma de identificar sinais de corrupção, desde que realizada por um perito contador experiente e que atue dentro de todos os trâmites regidos pela ética, é uma das ferramentas mais estratégicas na identificação dos esquemas de corrupção, já que suas apurações e laudos podem apontar a evolução de patrimônio injustificado, desvios de recursos públicos e outras operações fraudulentas, como a lavagem de dinheiro.
Como já explicamos aqui, a Perícia Contábil é um meio imparcial de avaliar as questões materiais e de atestar a veracidade de documentos, utilizando procedimentos técnicos e científicos para colaborar na solução das questões a ele apresentadas.
É dela o papel de averiguar e comprovar se os recursos podem ter sido declarados e contabilizados sem recolhimento de impostos, ou sem serem escriturados na contabilidade, por exemplo.
O Ministério Público, assim como outros órgãos públicos, pode solicitar a perícia contábil estatal para auxiliar na comprovação de casos de corrupção, bem como seus investigados podem solicitar para provar inocência.
O nosso escritório conta com um time altamente capacitado e comprometido para atuar a favor da ética e do crescimento responsável. Estamos prontos para atendê-los.
- Eficiência Operacional na Perícia Contábil: O Papel Fundamental do Desenvolvimento Humano - 21 de agosto de 2024
- Inteligência Artificial na Perícia Contábil: inovação e cautela - 24 de abril de 2024
- As Competições Acadêmicas e os Hackathons - 26 de outubro de 2023
- A evolução da Perícia Contábil: O que mudou e o que o futuro nos espera - 26 de julho de 2023
- O QUE ESPERAR DO FUTURO DA PERÍCIA CONTÁBIL, ECONÔMICA E FINANCEIRA? - 26 de abril de 2023
- PREVENÇÃO DE FRAUDES - 27 de fevereiro de 2023
- Transformação e inovação no trabalho pericial - 31 de janeiro de 2023
- 10 Domínios para a realização de uma análise econômica com qualidade - 26 de outubro de 2022
- 10 Etapas para estruturar e realizar um bom trabalho de Valuation - 29 de agosto de 2022
- 10 motivos para comemorar - 30 de maio de 2022