5 casos em que você precisa de uma Perícia Contábil e não sabia

Em outros posts do nosso blog, já conceituamos e explicamos o que é perícia contábil. Vamos relembrar? Por definição, é uma atividade voltada à reunião de elementos, dados e documentos que possam ser considerados como prova, assistindo uma decisão para resolução de litígios e disputas, sendo uma atuação exclusiva do contador registrado em Conselho Regional de Contabilidade.

A perícia contábil tem dois tipos de atuação: judicial e extrajudicial. 

No caso da judicial, o perito contador é nomeado por um juiz para analisar uma determinada causa e emitir seu parecer. Na extrajudicial, o perito é nomeado em comum acordo pelas partes ou por uma corte arbitral para documentar a veracidade das reivindicações contidas na controvérsia.

Mas, ainda, muito se liga a Perícia Contábil às necessidades legais e como procedimento útil apenas ao judiciário. Existem casos que você precisa de uma perícia profissional e não imaginava, vamos listar 5 situações:

1. Avaliação de acervos patrimoniais

É trabalho de um perito contador a avaliação de acervos patrimoniais e verificação de haveres e obrigações, para quaisquer penalidades, inclusive de natureza fiscal. Você pode contratar um escritório especializado em perícia para fazer este levantamento na sua empresa, verificando se suas obrigações estão em dia e não há nada fora de ordem com seus bens;

2.  Valor patrimonial de empresas

O mesmo tipo de serviço vale para apuração do valor patrimonial de participações, quotas ou ações: se a sua empresa tem abertura para aquisição de ações ou quotas de pessoas externas, investidores-anjo ou participação societária, é importante que haja essa análise a fim de ter uma segurança nas divisões e pagamentos referentes a todos os participantes, este trabalho também é importante em momentos de liquidação, fusão ou incorporação de entidades, assim como em razão de entrada, retirada, exclusão ou falecimento de sócios, quotistas ou acionistas;

3. Cálculo dos fundos de comércio:

O profissional contratado, com base em uma fórmula que analisa dados históricos, busca estimar a expectativa de lucro futuro, virando um norteador para futuras decisões e caminhos a seguir na gerência do seu negócio;

4. Reavaliações e medição dos fatos incidentes sobre o resultado periódico:

Em um prazo estabelecido, toda empresa deve fazer balanços sobre es resultados gerados e em cima deles análises dos porquês do aumento ou da baixa em seus resultados;

5. Levantamento de Patrimônio Líquido

Levantamentos de balanços especiais para fins de determinação do patrimônio líquido, após analisar os balanços de ativo e passivo e chegar na diferença positiva, quando houver, entre o os dois valores.

As possibilidades de aplicação da perícia contábil ainda se estendem para outros usos importantes dentro do dia a dia de uma empresa. Quer conhecer um pouco mais sobre essa área da contabilidade? Nossos especialistas estão à disposição para tirar suas dúvidas e esclarecer como a perícia contábil poder fazer a diferença em seu negócio.

Sobre Luis Fernando Freitas

Sócio da Ribas Secco com foco na Avaliação de Empresas
 
Tem mais de 23 anos de experiência empreendedora na criação e desenvolvimento de negócios e atua também na prática de treinamentos corporativos técnicos e comportamentais para empresários e empresas de diversos setores da economia brasileira.

Ver todos os Posts
Post anterior
Qual o papel da Perícia Contábil na Arbitragem?
Próximo post
NBC’s: O que são e para que servem as Normas de Perícia Contábil?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

sete − 3 =