Falar sobre contabilidade nem sempre é fácil. Manter a área contábil de uma empresa organizada é ainda mais desafiador.
Por meio da contabilidade, uma empresa sabe o valor de seus ativos e passivos, receitas, custos e despesas, rentabilidade, lucratividade e produtividade do negócio. A visão obtida a partir daí, permite atuar estrategicamente em seu planejamento tributário, prevendo um crescimento mais organizado.
Independente do tamanho da sua empresa, a contabilidade é estratégica para o sucesso do negócio. A geração de relatórios ou demonstrativos possibilitam a tomada de decisão por parte dos gestores aptos a analisar gastos e receitas e apoiam a deliberação para a diminuição de algumas despesas ou a realização de novos investimentos.
Uma boa contabilidade cuidará das questões bancárias, tributárias, trabalhistas e empresariais como meio de salvaguardar a sua empresa em casos de processos e reclamações judiciais.
Mas, o que um empresário precisa saber para manter uma contabilidade saudável em sua empresa?
Destacamos 4 dicas básicas:
1 – Finanças pessoais x Finanças da Empresa
Separe, desde o início, as suas contas pessoais das contas da empresa. Pode parecer mais fácil realizar o gerenciamento dos recursos em conjunto mas, na prática, fica mais difícil determinar qual o destino real do dinheiro.
Evite o pagamento de suas contas pessoais com cartão de crédito ou cheque em nome da empresa, pois essas práticas também podem trazer graves problemas com a legislação.
2 – Organização
Mantenha toda a documentação de sua empresa organizada. Mapear, atualizar e controlar todas as contas a pagar e as contas a receber pode representar economia de recursos e a diminuição significativa de erros que podem acarretar em problemas fiscais e tributários para a sua empresa.
É importante também centralizar os pagamentos de encargos e tributos, assim como repassar à área ou profissional responsável todos o detalhes que envolvam questões contábeis.
3 – Estude e seja Pró-ativo
A Contabilidade não é uma área de fácil entendimento por tratar de diversos detalhes financeiros, fiscais e tributários. A dica aqui refere-se à necessidade de conhecer o quadro macro da contabilidade da sua empresa, porém, é fundamental contar com profissionais capacitados para lidar com o dia a dia e necessidades técnicas da sua empresa.
4 – Profissionalize a sua contabilidade
Apenas um profissional especializado é capaz de orientá-lo para as melhores decisões de negócio, além do controle de documentos fiscais e tributários e manter a vida financeira saudável. Esse profissional certamente terá dados coletados e acompanhados por meio de informações contábeis corretas, através de notas fiscais, extratos bancários e relatórios financeiros.
- Análise financeira para uma boa gestão empresarial - 25 de abril de 2018
- O que é Balanço Patrimonial e como fazer um para sua empresa? - 15 de março de 2018
- NBC’s: O que são e para que servem as Normas de Perícia Contábil? - 7 de fevereiro de 2018
- Por que a contabilidade é obrigatório para empresas? - 10 de janeiro de 2018
- 4 dicas básicas de contabilidade para empresários - 29 de novembro de 2017
- A Reforma Trabalhista e a Perícia Contábil - 1 de novembro de 2017
- Em quais fases processuais pode haver a necessidade de um assistente técnico? - 13 de setembro de 2017
- Em quais tipos de processos judiciais pode haver a necessidade de perícia contábil? - 6 de setembro de 2017
- 5 principais diferenças entre Perícia e Auditoria Contábil - 30 de agosto de 2017
- O que é Perícia Contábil? - 21 de agosto de 2017