10 objetivos para a realização de um Valuation

Nas últimas décadas o tema ‘valuation’ ganhou espaço e se destacou no universo empresarial.

Cada vez mais percebemos empresas em busca da realização de um trabalho de avaliação deste tipo. Se por um lado isso possa significar ou mesmo estar relacionado ao aumento do volume de M&A no Brasil (do inglês Mergers and Acquisitions que significa em português fusões e aquisições), saiba que existem diversos objetivos para realizar um trabalho como esse.

1. Fusões e Aquisições

Como antecipei, esse é um dos motivos que fomentou a crescente procura e a necessidade de realização de trabalhos de avaliação de empresas.

Grandes negócios foram adquiridos ou se juntaram baseados em dados e informações oriundas deste tipo de estudo e se guiaram em condições evidenciadas nos cenários consensados entre os envolvidos.

2. Venda da empresa

Muito semelhante a iniciativa anterior, no entanto, com um enfoque um pouco diferente por envolver transações onde os sócios pretendem se desfazer do negócio, às vezes diante de  motivações pessoais. A venda de empresas é um dos objetivos que trazem a mesma necessidade para se apurar um valor justo e estabelecer parâmetros para negociação.

3. Dissolução societária

A dissolução de uma sociedade também é um dos objetivos que levam a necessidade de se realizar uma avaliação do valor do negócio.

Alguns motivos podem ensejar tal necessidade, seja pela saída de um sócio de forma voluntária ou não, seja pela dinâmica dos negócios onde os interesses e foco são alterados ao longo do tempo.

4. A compra e venda de participações societárias

É comum também existir interesse em se alterar a participação societária em uma determinada empresa e o valuation contribui para se estabelecer um valor justo para negociação de uma parte da empresa, seja para comprar ou vender.

Em muitas situações, a entrada de um novo sócio requer uma base adequada de precificação.

5. Adequações às legislações

A evolução dos negócios e a regulamentação em alguns segmentos provocam impactos nos resultados atuais e futuros de empresas.

Realizar um valuation permite os gestores medirem estes impactos e estudarem alternativas, objetivando maximizar o valor do negócio.

6. Agrupamento ou desagrupamento de negócios

Esta é uma situação em que é preciso se conhecer bem o valor de cada negócio, seja para agrupá-lo ou desagrupá-lo.

Muitas empresas estão estruturadas em formato de holding e com sócios participando diretamente de cada unidade de negócio. Havendo mudanças estratégicas, um valuation poderá contribuir para melhor estruturação.

7. A captação de recursos financeiros

Grandes captações de recursos podem requerer que as instituições financeiras solicitem muitas informações que garantam a ela condições de riscos aceitáveis.

E neste sentido, mostrar que a empresa realizou uma avaliação pode contribuir não somente para a realização da captação, mostrando a realidade do negócio, como também taxas menores.

8. Renegociação de dívidas

Diversos negócios e segmentos passam por momentos de dificuldade e necessitam que dívidas sejam renegociadas em condições mais vantajosas, seja em termos de taxa ou mesmo de prazos.

A projeção do futuro da empresa por meio de um trabalho de valuation pode fazer toda a diferença e permitir com sucesso boas renegociações.

9. Estar preparado para receber a abordagem de investidores

Conhecer em números as características da sua empresa e poder trabalhar para maximizar o valor é importante para realizar bons negócios.

Empresas que queiram receber propostas de investidores muitas vezes se antecipam realizando um trabalho prévio para saber em que bases uma negociação pode prosperar.

10. Planejamento empresarial

Cada vez mais empresas estão realizando seus planejamentos estratégicos baseados e suportados por um modelo de valuation.

Já é comum ver grandes empresas vinculando a bonificação de metas aos resultados e impactos provocados no valor do negócio.

Com mercados cada vez mais competitivos e dinâmicos, os motivos ou objetivos destacados neste texto estão cada vez mais presentes na mente de empresários e empreendedores, e naturalmente cada um desses objetivos podem requerer uma análise mais técnica ou até mesmo mais superficial, podendo se utilizar de um método específico de valuation ou até de métodos combinados, mas isso é assunto para outro texto.

Se você precisa ou deseja alguma orientação sobre esse assunto, entre em contato conosco.

Sobre Luis Fernando Freitas

Sócio da Ribas Secco com foco na Avaliação de Empresas
 
Tem mais de 23 anos de experiência empreendedora na criação e desenvolvimento de negócios e atua também na prática de treinamentos corporativos técnicos e comportamentais para empresários e empresas de diversos setores da economia brasileira.

Ver todos os Posts
Post anterior
Mulheres na Perícia
Próximo post
10 motivos para comemorar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

15 − dois =